twitter




  
Ana Paula Batalha  /  Agazeta.Net



Professores da rede estadual e municipal estão reunidos nesta quinta-feira, 25, para cobrarem do governo melhorias trabalhistas. Desde ontem, 23, a categoria promove mobilizações para organizar o protesto de amanhã que deve reunir milhares de professores e funcionários de escola em frente ao Palácio do Governo.
Hoje pela manhã ocorreu a assembleia geral para os professores da rede municipal e, a tarde, para os professores da rede estadual. O evento acontece no Teatro Plácido de Castro. Nas assembleias os professores discutem o que deve realmente ser cobrado amanhã no manifesto ao Dia de Luta.
Um dos pontos é sobre concurso público. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Acre (Sinteac), João Sandim, o governo e prefeitura deixaram de fazer concurso para cargo efetivo.
Segundo ele, para funcionários de escola, concurso efetivo deixou de ocorrer há 23 anos.  “Os concursos são apenas provisórios. No quadro dos professores do Estado, 80% são provisórios”, diz Sandim.
Sandim diz que o piso salarial do professor municipal efetivo atualmente é de R$ 2.010 e que de um professor provisório é de R$ 1.517 para exercer as mesmas atividades.  Ele comenta também sobre os funcionários de escola que são terceirizados. “Há 23 anos não possui concurso público efetivo para essa área”, comenta.
O presidente ressalta ainda que outros pontos a serem cobrados são o plano de carreira; que está atrasado, aumento salarial e outras valorizações.

0 comentários:

Seguidores