twitter





Ter, 26 de Junho de 2012 19:28 EVELY DIAS


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) realizou uma coletiva na manhã de hoje, 26, para discutir sobre a revisão do Plano de Cargos da Educação e da Data-Base. Além da melhoria salarial, a categoria quer a formação de todos os trabalhadores da educação, jornada de trabalho justa e aposentadoria de acordo com a tabela.

Segundo Manoel Lima, presidente do Sinteac, a categora precisa desencadear uma intensa mobilização. “Nós temos um livro chamado Plano de Cargo, Carreira e Salário e temos que ter conhecimento dele. Não podemos perder conquistas importantes já referendadas ao longo de mais de 40 anos de história da nossa entidade. Nesse momento estamos lutando por novas conquistas, que significam que todos os trabalhadores da educação tenham o tempo de contribuição, a idade e a alegria para se aposentar no final da carreira. Hoje temos um grande problema na distorção do reinquadramento que prejudicaram muitos trabalhadores em educação dos municípios. Precisamos fazer que cada passo dado seja com muita responsabilidade”.

Encontros serão realizados para debater propostas. “Iniciamos essa jornada de luta no dia 24 de junho e vamos até 21 de agosto fazendo encontros nos municípios, debates nas regionais, para que ao final do ano seja fechado com a grande conferência para que se possa consolidar todo o debate acumulado até hoje. Formação, tempo de serviço, jornada de trabalho e função devem ser respeitadas e tentaremos corrigir isso. Estamos fazendo esse debate porque precisamos rever várias coisas no nosso Plano de Carreira nos 22 municípios. Chamamos a categoria para esse grande debate. Para nós é importante fechar o ano de 2012 para que a partir do dia 1º de janeiro de 2013 possamos apresentar para os novos prefeitos e ao governo a nossa plataforma de luta, conquistas e mudanças.”, disse o presidente.

Manoel destacou também a oportunidade de funcionários da educação iniciarem um curso superior. “O grande sonho que virou realidade para os funcionários das escolas foi a faculdade para eles. Já iniciou uma turma em Rio Branco e Cruzeiro do Sul e estão aberta as inscrições para as novas turmas da capital. Quem está nos municípios vizinhos e que tem condições de fazer a faculdade aqui, as inscrições serão até o dia 28 de junho, nos períodos da manhã, tarde e noite. É uma grande oportunidade. O Sinteac tem alegria de dizer que o Estado já tem mais de 97% dos professores formados em nível superior. Queremos chegar à 100%”.

A partir de hoje, a categoria deve ser reunir. “Nesse momento estamos convocando toda a categoria. Hoje, a partir das 16 horas na Biblioteca Marina Silva teremos um encontro com todos os diretores da rede estadual de educação, coordenadores de ensino e coordenadores pedagógicos. Na sexta-feira, 29, a partir das 09 horas no Teatro Hélio Melo o debate será com todos os aposentados da categoria, pois ele também precisam ser reconhecidos pelos trabalhos que foram prestados”, finalizou Manoel.

1 comentários:

  1. Precisamos da tabela do plano de cargos carreira e salario do funcionários da educação nesse site. Sempre que preciso procuro, mas não encontro. por favor postem para que possamos acessar quando necessário. Obrigada.

Seguidores