twitter



Trabalhadores em Educação,

A profissão de professor implica, de forma geral, em grandes sacrifícios e poucos reconhecimentos; é um trabalho importante e pesado, que se estende, na maioria das vezes, além das horas dedicadas à escola e que envolve uma infinidade de tarefas. Para muitos, ser professor é um sacerdócio, ou seja, é exercer uma profissão que exige alto envolvimento com as tarefas relativas ao processo ensino-aprendizagem. Mas, nessa visão mágica e santificada do trabalho, que relação se estabelece entre o professor e o seu ofício e a que esses profissionais estão sujeitos? Como está agora e como se projeto para o futuro.

Esta pesquisa procura abordar dois aspectos importantes afetos a estes profissionais: a síndrome de burnout e o planejamento para aposentadoria. A síndrome de burnout dispensa apresentações. É um dos problemas que vem assolando profissionais em educação, tornando-se uma preocupação constante de pesquisadores e gestores da área.

Também é de conhecimento geral que o Brasil, entre outros países, está envelhecendo. Contudo, o envelhecimento brasileiro é um dos mais rápidos do mundo e isto representa um dos maiores desafios da atualidade. Nesta perspectiva, é importante conhecer o que os trabalhadores em educação estão pensando em termos do planejamento da aposentadoria para que ações de curto, médio e longo prazo possam ser deflagradas no sentido de apoiá-los e orientá-los nesta transição.

Desta forma, temos a satisfação de convidá-lo a participar deste levantamento que, abrangendo diferentes estados da federação, tem o objetivo de mapear a ocorrência de burnout junto a essa categoria e, ao mesmo tempo, identificar como os trabalhadores em educação estão se preparando para aposentadoria de forma que ações possam ser discutidas visando subsidiar ações que venham ao encontro da categoria como um todo. Agradecemos, desde já, sua disponibilidade e importante colaboração!

Atenta às discussões que permeiam a aposentadoria dos trabalhadores em educação, especialmente com as reformas da previdência implantadas nos últimos 15 anos e ciente das principais dificuldades que estes profissionais encontram, a CNTE lança uma campanha nacional para fazer um levantamento da situação dos trabalhadores prestes a se aposentar e descobrir o que pensam e como se sentem, especialmente em relação a doenças como a síndrome de burnout.   A pesquisa deve ser preenchida online, de forma prática e sigilosa, através do link abaixo. Responda e contribua para traçarmos um retrato completo dos profissionais da educação no Brasil. Uma vez iniciada a pesquisa, é importante responder até o fim para não gerar registros duplicados. Basta clicar neste link http://bit.ly/1b9VNN2

0 comentários:

Seguidores