twitter


Acre: greve por tempo indeterminado na educação 


Os trabalhadores e trabalhadoras em educação do Acre refutaram a contraproposta do governo do estado, durante a assembleia, ocorrida na manhã da última quinta-feira (20/06), na praça do Palácio Rio Branco. Depois dos discursos dos sindicalistas que gritavam palavras de ordem, a categoria resolveu deliberar por uma greve por tempo indeterminado, prevista para começar nesta terça-feira, (dia 25 de junho). 
Na ocasião, serão definidas as estratégias do movimento grevista nas escolas da rede estadual e municipal da Capital, além da escolha da comissão do Comando Estadual de Mobilização, composta por representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac), e do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac). "Apesar de várias rodadas de negociação, o governo do estado não atendeu as nossas principais reivindicações ", lamentou o sindicalista João Sandim, que fez questão de defender a greve geral, durante a assembleia geral da categoria.

Afinal, a contraproposta da Secretaria Estadual de Educação, contemplava os seguintes pontos: ampliação dos cursos de profissionalização dos funcionários de escola; criação imediata da comissão que cuidaria da saúde do trabalhador; a realização do concurso público para professores e funcionários de escola; incorporação no salário do prêmio da VDP, (Valorização de Desempenho Profissional), para os professores, (regentes e não regentes); e a incorporação da titulação no salário dos funcionários de escola. No tocante, ao reajuste de 15%, segundo o sindicalista, somente entraria na pauta de discussão, no mês de novembro deste ano, mas sem nenhuma garantia. A equiparação dos provisórios com os professores do quadro efetivo, seria implementada no segundo semestre; enquanto o reenquadramento dos funcionários de escola ficaria para o ano de 2014. “Infelizmente não tivemos outra escolha a não ser decretar a greve por tempo indeterminado”, ponderou Sandim, que espera que a equipe de negociação, reveja a sua posição e apresente uma nova contraposta que atenda os funcionários de escola, os professores efetivos e os provisórios.


0 comentários:

Seguidores