twitter



 

Gleydison Meireles / AC24HORAS

Em assembleia geral realizada na manhã desta quinta-feira (20) professores rede pública estadual e municipal deliberaram por greve geral após rejeitarem a contraproposta enviada pelo governo do Estado, que afirmou que qualquer negociação salarial só acontecerá em 2014.  Entre as reivindicações a categoria pedia a reformulação do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR), que seria o reenquadramento dos profissionais do período de 1999 a 2013; Criação da carreira e do piso salarial para os servidores que estão cursando inseridos no programa Pró-funcionário; Isonomia salarial e concurso público para professores e funcionários do Estado.  “O sentimento é de decepção, a prefeitura vem tratando a categoria com descaso”, disse a presidente do Sindicato dos Professores Licenciados (Sinplac), Alcilene Gurgel.
De acordo com João Sandim, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), representantes do sindicatos e equipe de governo se reuniram por cinco oportunidades, mas não houve avanço nas negociações. “Infelizmente o governo estadual não deixou outra alternativa a categoria senão deliberar greve geral, foram cinco encontros com a equipe de governo que não avançaram sobre os principais pontos de reivindicação”, declarou Sandim.
Os pontos principais a que se refere o sindicalista são o reajuste salarial e o reenquadramento dos funcionários de escola e professores efetivos.  “Nenhuma proposta referente a aumento salarial será atendida pelo Governo esse ano, qualquer conversa dessa natureza somente para 2014, e isso deixou a categoria descontente, por isso a greve”, justificou o sindicalista.
A paralisação é por tempo indeterminado e terá inicio já na próxima terça-feira (25). Professores não aceitaram a contraproposta da equipe de governo e acenaram positivamente para uma greve por tempo indeterminado a partir de terça-feira.
 
 
 
Insatisfeitos com proposta do Governo, professores entram em greve na terça
 
 
(Com informações da Agência ContilNet)
 
Foi decidido na assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (20), a partir das 9 horas da manhã, na Praça Eurico Gaspar Dutra em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que os professores das redes estadual e municipal entrarão em greve por tempo indeterminado na próxima terça-feira (25). O evento foi promovido por membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) e do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac).
O objetivo foi informar as categorias sobre a contraproposta oferecida pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE/AC) em relação às reivindicações propostas. Dentre as reivindicações de ambos os sindicatos, estão o posicionamento da secretaria em relação aos 11 mil servidores ameaçados de demissão, a aprovação do Plano de Carreira, a profissionalização dos trabalhadores da escola, a realização de um concurso público para professores e funcionários, a ampliação de vagas do Profuncionário de forma que atenda com plenitude a categoria, a criação de uma comissão para discutir a saúde do trabalhador da educação, além de um reajuste salarial no valor de 15%.
Em relação à contraproposta oferecida pela SEE, se propõe: a criação imediata da comissão que cuidará da saúde do trabalhador, a realização do concurso público para professores e funcionários, previsto para o segundo semestre, e o pagamento da VDP, (Valorização de Desempenho Profissional), mais conhecida como 14º salário da Educação.  Em contrapartida, a secretaria alega que o reajuste salarial só pode ser discutido em novembro. Alega, também, que os cursos de capacitação já são oferecidos por institutos de educação, como o IFAC.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), João Sandir, a contraproposta apresentada não é satisfatória:   “Nossa categoria não está contente com a proposta do governador,apresentada pelo governo do Estado. Portanto, a partir de terça-feira,estaremos entrando em greve por tempo indeterminado; entraremos em contato coma categoria para a adesão da greve, entrem em consenso para que nossa pauta seja atendida com plenitude”.
A presidente do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac) Aucilene Gurgel, se diz decepcionada com as negociações: “Não podemos aceitar propostas indecentes como esta”.  Aucilene lembra também de conquistas do sindicato, como o aumento salarial de 10% conquistado no ano de 2010 e afirma: “Vamos pra cima! Não podemos permitir que nossa profissão seja desmoralizada, tampouco aceitar um ‘não’ como resposta”.
No entanto, ela aconselha os professores a não tomarem decisões precipitadas: “Voltem pras salas, mas terça-feira nos reuniremos novamente pra irmos às ruas”, declara.  
 

0 comentários:

Seguidores