twitter



Deputados e sindicalistas se reúnem em Brasília em defesa dos servidores considerados irregulares pela Suprema Corte.  seg, 2013-06-03 11:14

Os deputados Elson Santiago (PEN), presidente da Aleac; Moisés Diniz (PCdoB), 1º vice-presidente, e Chagas Romão (PMDB) se encontram em Brasília, com um grupo de 10 dirigentes sindicais e cinco advogados para articular a defesa dos 11,5 mil servidores públicos ameaçados de demissão por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).   De acordo com Moisés, que é coordenador do Comitê de Resistência em Defesa dos Servidores, a comitiva já tem reunião marcada com o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB), com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) e com o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT).

Nestes encontros, a comitiva tentará convencer os parlamentares a desengavetarem a PEC 54, que efetiva os servidores enquadrados pela decisão do STF.    Depois do encontro com os parlamentares a comitiva vai até o STF onde protocolará uma carta destinada a cada um dos ministros em que apelam pela revisão da sentença que pode culminar com a demissão dos servidores. De autoria do deputado Moisés Diniz, a mensagem argumenta que sobre os ombros de cada um dos 11 ministros, pesam 11 mil servidores que entraram para o quadro do funcionalismo público para preencher as lacunas de um Estado que ainda está em processo de organização.

Regularização - O presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Élson Santiago (PEN), disse que a instituição planeja a realização de um concurso público. A previsão é que ele aconteça até junho de 2014.  Entretanto, a realização do certame ainda não ocorreu, tendo em vista a Lei de Responsabilidade Fiscal, ou seja, não se podem ultrapassar os limites orçamentários previstos ao longo do ano.

O orçamento anual da Casa Legislativa acreana é de 111 milhões, informou Santiago.  “Parece muito dinheiro, mas não é. Tem vezes que chegamos ao final do ano no limite. Há todo um custo para que o nosso parlamento funcione. Então, estamos planejando a realização do concurso. Espero que seja ainda na minha gestão”, ressaltou o presidente do Poder Legislativo.

A Aleac conta com 387 servidores ativos. Sendo que desse número uma média de 170 devem se aposentar nos próximos 2 anos. O setor de Recursos Humanos da instituição está fazendo um estudo para ver quais áreas têm maior necessidade.   Santiago afirmou, também, que outro projeto que deverá entrar em funcionamento é a TV Aleac. Entretanto, ele voltou a insistir que nada poderá ser feito sem antes analisar a condição da Lei de Responsabilidade Fiscal.  Quanto ao pacto firmado entre a Aleac e a Câmara Municipal para a construção da nova sede da Assembleia Legislativa acreana, ele foi enfático em dizer: “estamos bem atrasados na obra. Mas, certamente, o poder Legislativo terá uma nova sede. Aqui já está pequeno para acomodar os parlamentares e servidores”. (Com informações da  Assessoria da Aleac e do jornal A Gazeta)

0 comentários:

Seguidores