twitter



A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Gestão: Garra e Luta), aproveitou a realização do Conselho Deliberativo na última sexta-feira (dia 4), para fazer a prestação de contas da entidade e avaliar como anda a revisão dos Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações – PCCR’s da Educação, no âmbito estadual e municipal. O evento ocorrido no auditório da Unimed, contou com a presença do diretor de políticas sindicais da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação – CNTE, dos dirigentes do Sinteac e dos representantes dos núcleos do interior.  
A professora Rosana Nascimento fez questão de agradecer a presença dos representantes dos núcleos que fizeram questão de prestigiar o encontro regional. Durante a sua breve explanação, ela destacou a proposta da Secretaria Estadual de Educação que será encaminhada para a Assembleia Legislativa do Acre, falou dos novos desafios do movimento sindical e divulgou os valores do imposto sindical. “Assim, que os bancos encerrar a greve vamos encaminhar o percentual de cada núcleo”
A presidente do Sinteac ressaltou os gargalos e os impedimentos da progressão funcional dos servidores da educação.  Destacou a política educacional e sindical, para os próximos três anos e ainda, discorreu sobre o andamento da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações – PCCR da Educação.
Em seguida, abriu espaço para que os representantes dos núcleos fizessem um balanço das suas gestões e encaminhamento dos Planos dos servidores da rede municipal. Assim que os representantes dos municípios encerram as suas participações, foi apresentado as conquistas e obstáculos para serem aprovados pelos Parlamentos Municipais. A presidente do núcleo do Bujari e Senador Guiomard apontaram os desafios e vitórias, enquanto os presidentes dos núcleos de Marechal Thaumartugo e Porto Valter pediram apoio para encaminhar o PCCR’s nos seus respectivos municípios.

CICLO DE PALESTRAS

O palestrante Tarso de Brito ministra curso de Formação Sindical, no auditório do Palácio da Justiça, para os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre. Os novos sindicalistas e representantes dos núcleos participam das oficinas sobre como traçar um Planejamento Estratégico, Fortalecimento do Movimento Sindical e Negociação dos Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações, no âmbito estadual e municipal.
Os palestrantes convidados auxiliam na elaboração do planejamento estratégicos, para os próximos três anos da nova gestão Garra e Luta. O supervisor técnico do Dieese, Melquisedeque Moreira, proferiu uma palestra no auditório da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac). O evento visava preparar os dirigentes dos Sindicatos, para entenderem os mecanismos, no âmbito econômico nacional, em especial, no que diz respeito aos dados econômicos da União, Estado e Municípios.
O palestrante falou sobre os dados da economia nacional, regional e municipal. "No primeiro semestre os dados do IBGE já demonstraram que o PIB está vacilando entre 2 a 2,3%, mas a gente espera que até o final do ano o PIB esteja em torno de 2,5 a 2,6% que já é algo expressivo..." disse Melquisedeque.
Para a professora Rosana Nascimento, presidente do Sinteac/Acre, ressaltou que a vinda de Melquisedeque ao estado foi bastante proveitosa. Afinal, ele veio trazer subsídios importantes que nortearão o entendimento quando estiverem negociando com os poderes públicos, no que concerne aos direitos dos trabalhadores em educação. "Esses dados são importantes para nos subsidiar nas negociações no setor público [...] para ver o cenário econômico ", ressaltou a sindicalista. Com informações do site Falebt.com


0 comentários:

Seguidores