twitter



Professores da rede estadual de ensino podem entrar em greve


(Com informações do Site: Agazeta.net)



O início do ano letivo da rede estadual está ameaçado com a movimentação dos professores em promoverem uma greve geral nos próximos dias. A categoria cobra da Secretaria Estadual de Educação (SEE) o pagamento da segunda parcela do Prêmio Anual de Valorização e Desempenho Profissional (VDP) que não foi depositado na conta dos profissionais na semana passada.   “O pagamento caiu na conta, mas a segunda parcela da VDT ainda não foi paga. O secretário estadual de Educação, Daniel Zeen, admitiu o pagamento da segunda parcela em janeiro para os trabalhadores em Educação, professores do quadro efetivo e provisórios”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), João Sandim.
Segundo ele, a SEE também estaria cometendo outro erro grave que é o de estar fazendo a avaliação dos gestores somente agora. Para Sandim, a avaliação era para ser feita antes do término das aulas. “É uma desorganização total. Estamos preocupados com a nossa Educação”, comentou.
O ano letivo que está previsto para iniciar no dia 18 de fevereiro vai depender da decisão que a categoria tomar em assembleia geral nesta terça-feira, na SEE. “O secretário deve dizer o dia e cumprir com o pagamento. Caso isso não seja feito, nós vamos radicalizar”, ressaltou.
Sandin comenta também que na assembleia serão discutidos outros problemas enfrentados na área da Educação. De acordo com ele, muitas unidades escolares sofrem com a falta de merenda escolar e, nos municípios, o transtorno é por conta da falta do transporte para os alunos.
As empresas terceirizadas também é outro gargalo na concepção de Sandim. Ele diz que muitas delas, que prestam serviço para a SEE, estão com o pagamento salarial atrasado.  “Se vamos às empresas, dizem que é a SEE que não repassou o pagamento. Quando vamos à SEE dizem o dinheiro foi repassado, mas as empresas que não pagam. Não tem como mais tratar a Educação dessa forma”, disse.

0 comentários:

Seguidores