twitter



Sindicalistas discutem revisão do PCCR da Educação

O professor Gilmar Soares, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, orienta os diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre - Sinteac, os caminhos que devem trilhar para revisar o atual Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações - PCCR da Educação.  Durante a sua palestra no auditório do Conselho Estadual de Educação, explicou que a carreira dos funcionários de escola não estão com uma carreira definida, muito embora sejam reconhecidos como profissionais da educação.
Afinal, a aprovação da lei nº 12014/2009, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT/RO), reconheceu os funcionários de escolas como profissionais da educação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, (desde que tenham habilitação específica).  Como parte dos funcionários de escola fez o curso de Pró-Funcionário, técnico e cursa atualmente graduação em tecnologia e processos escolares, estes novos profissionais precisarão ser incluídos neste novo PCCR.
Em seguida, o palestrante convidado discorreu sobre o reenquadramento (uma antiga luta dos professores) que pleiteiam a progressão funcional levando em conta a formação e o tempo de serviço. Muitos trabalhadores da educação que completaram o tempo de serviço evitam solicitar a sua aposentadoria, porque ainda não alcançaram a última letra da tabela.
Com as mudanças, os dirigentes do Sinteac acreditam que removerão os gargalos que impedem o reenquadramento dos servidores da educação. Mas a mobilização da categoria será imprescindível para convencer o governo do estado e os parlamentares a colocarem o PCCR da Educação na pauta das prioridades do Parlamento.  “O nosso encontro teve a duração de três dias, mas a proposta elaborada norteará  o debate com os servidores da educação”, destacou o sindicalista João Sandim, presidente do Sinteac.

0 comentários:

Seguidores