Sinteac ameaça mais uma greve no Acre
(Val Sales / Jornal Página 20)O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) anunciou ontem a possibilidade de haver uma greve geral dos professores a partir da próxima semana. A decisão sobre a paralisação, segundo o presidente da entidade, João Sandim, será tomada em assembleia da categoria marcada para esta segunda-feira, (dia 20). “A assembleia é deliberativa sobre a manifestação que se iniciou no dia 24 de abril e resultou na paralisação geral do dia 25″, destaca o sindicalista. Ele lembra que naquele período os servidores votaram sua data-base e enviaram ao governo do Estado, contendo prazo limite para uma resposta por parte do poder público.
“Não houve retorno de diálogo e nem anúncio de um calendário de negociação. Diante disso, não descartamos a realização de uma greve, mas, tal decisão será tomada pelos trabalhadores na próxima segunda-feira”, ressalta. A declaração de Sandim, de que não estaria havendo diálogo com a gestão, é contestada pela Secretaria de Estado de Educação.
A assessoria de comunicação do órgão garantiu que o diálogo continua aberto com os servidores e que existe uma equipe especial avaliando todos os pontos de reivindicações feitos por eles, e, assim que o trabalho de avaliação for concluído, o sindicato será chamado. O estudo leva em consideração também as possibilidades financeiras da gestão.
Mais uma conquista dos trabalhadores – Apesar das ameaças em relação a uma possível paralisação, o sindicato destaca uma vitória alcançada pelos trabalhadores do setor. O avanço diz respeito ao pagamento de férias proporcionais a 45 dias aos professores de sala de aula. “O profissional tirava 45 dias de férias, mas recebia o equivalente a 30 dias. Uma ação judicial assegurou esse direito aos educadores, que já estão ganhando o benefício e passam a receber também o retroativo a partir de 2007″.
17 de maio de 2013 às 16:15
E onde está essa lista?