twitter


Ano letivo começa nessa segunda, mas em algumas escolas só em abril
(Jornal A Gazeta / Evely Dias)

O início do ano letivo de 2013 para as escolas estaduais e municipais será na próxima segunda-feira, 25. Ao todo, 280 escolas de todo o Estado e mais de 165 mil alunos voltarão às aulas. As aulas, que estavam previstas para iniciar no dia 18, foram adiadas para compatibilizar o calendário das duas redes.
 Alguns alunos da rede pública de ensino realizaram manifestos nas redes sociais contra o adiamento das aulas. De acordo com Daniel Zen, Secretário Estadual de Educação, a mudança não irá acarretar prejuízo aos estudantes.  “Essa alteração no calendário não trará prejuízos aos 200 dias letivos e 800 horas/aulas obrigatórias previstos em Lei. Já passamos por situações bem mais graves, decorrentes de alagações e outras situações adversas e sempre as superamos”.
 Conforme o calendário escolar da rede estadual de ensino, o primeiro semestre termina dia 10 de julho e o segundo começa no dia 29 do mesmo mês. Já o ano letivo está previsto para ter seu encerramento no dia 20 de dezembro, explicou Josenir Calixto, diretor de ensino da Secretaria Estadual de Educação (SEE). “O calendário do ano letivo está sendo adequado. A previsão é que manteremos o final do ano letivo para a data prevista inicialmente. Não haverá necessidade de termos aulas aos sábados”.
 Já para as escolas que estão sendo reformadas, as atividades terão início no mês de abril. Na capital, as escolas Maria Raimunda Balbino de Souza, João Paulo I e Glória Perez passam por reformas. No interior são mais sete instituições, totalizando 10 em todo o Estado.
 As reformas já haviam iniciado, explicou Rita Paro, diretora de gestão institucional da SEE. “O prazo previsto para a conclusão da obra é de aproximadamente três meses. Calcula-se o início das aulas para a segunda quinzena de abril. Não pudemos adiar as reformas para o final de 2013 porque a ordem de serviço já foi dada e as licitações ganhas. O processo para reforma e ampliação das escolas vem acontecendo desde 2008 e fazem parte do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal”.
 Daniel Zen destacou que não haverá prejuízo ao conteúdo de ensino nas escolas que estão passando por reformas. “As aulas perdidas serão retomadas no decorrer do ano em datas previamente planejadas. Iremos garantir todas as aulas previstas em lei, os dias letivos serão cumpridos”.

0 comentários:

Seguidores