twitter


Governo empossa 1.020 novos professores

Com o Teatro Plácido de Castro lotado, o secretário estadual de Educação, Daniel Zen, a secretária estadual de  Gestão Administrativa, Flora Valladares e o vice-governador Cesar Messias deram posse  a 541 novos professores da rede pública estadual de Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari.  Em seguida, acontecerão as  posses nos demais núcleos de educação espalhados pelo interior do Estado.
Entre as cadeiras do Teatrão tomadas por novos professores e seus familiares, emocionados com o momento da posse, estava Evanilda da Silva. Com um largo sorriso no rosto, ela fez questão de agradecer pela oportunidade.
Resumiu o momento em uma só palavra: ‘dignidade’. “Trabalho na educação há 12 anos, fui provisória e agora sou efetiva”, frisou a nova servidora emocionada. Ela lembrou quando viu o edital e a concorrência para as vagas de pedagogia, chegou  a ficar desanimada, mas com o apoio da família e muita fé em Deus, conseguiu passar no concurso. 
Na próxima semana, uma terceira chamada será feita, totalizando 2.113 novos professores efetivos e 486 para funcionários de escola, segundo declaração do gestor da Secretaria de Estado de Educação-SEE.   “Ser educador não é fácil, e os desafios são enormes, por isso, que sempre lutamos para que os profissionais da educação sejam realmente valorizados”, destacou a professora  Rosana Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), que avisou que os novos professores podem contar com um sindicato que está a favor da categoria.
O governador em exercício, César Messias, esteve presente e ressaltou que esse foi um momento histórico. “O governador Tião Viana está muito triste de não poder estar aqui, mas manda um abraço para todos. E eu tenho certeza que o trabalho de vocês será muito importante para o futuro do Acre, do Brasil. Este concurso é uma prova de que tratamos a educação como prioridade”, disse.
O concurso foi feito em 2013, apenas para cargos efetivos, reforçando o quadro estadual e eximindo o Estado da necessidade de novos concursos provisórios. De acordo com Daniel Zen, os aprovados “muito nos honram com o êxito que foi o maior concurso para a educação da história do Acre e o processo mais tranquilo que tivemos também”.   Durante o seu discurso, ele destacou que o serviço público é muito gratificante e traz muito orgulho, pois o trabalho que fazem atinge diretamente o cidadão, aquele que realmente  precisa do serviço da máquina pública.
A secretária de Gestão Administrativa, Flora Valladares, salientou que o atual momento de dificuldades da gestão pública, a educação não é encarada como despesas, mas como investimento. “Nós estamos finalizando um concurso de mais de 2.100 vagas, que acrescenta mais de R$ 2,5 milhões mensais à folha salarial”, ponderou. Para vocês observarem como o governo do Acre se importa com a educação,  “por isso, só faço um pedido: “tenham uma verdadeira dedicação por aqueles que estão na sala de aula”. (Com informações da Agência de Notícias do Acre)

0 comentários:

Seguidores