twitter


Movimento Popular pelo Ensino Superior e Técnico em Tarauacá.

Na próxima sexta feira, primeiro de junho, estará chegando em Tarauacá um ônibus transportando a chamada Caravana do Ensino Superior e Técnico do Estado do Acre. 
Representantes da Universidade Federal do Acre - UFAC, Governo do Acre,Instituto Federal do Acre - IFAC, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, parlamentares federais e estaduais, que aqui se juntarão aos poderes municipais e ao Movimento Popular pelo Ensino Superior e Técnico em Tarauacá.


O movimento promete ser a maior manifestação popular dos últimos tempos em nossa cidade, através da união de todos os segmentos sociais, em defesa da bandeira da educação superior e técnica em nossa cidade.


Uma Audiência Pública está marcada para acontecer no Clube da Maçonaria, às 16 horas, do dia 1º de junho, próxima sexta feira, onde os representantes vão ouvir a comunidade e também falar sobre a possibilidade de se garantir a implantação desses cursos em nossa cidade, para atender a Regional Tarauacá-Feijó-Jordão. 

O movimento ganha adesão diariamente das autoridades, personalidades, instituições públicas, privadas e, aos poucos, a sociedade vai se conscientizando, se organizando em pequenas caravanas dos bairros e das escolas para a manifestação pacífica.


À frente da organização do movimento, está o Sinteac - Sindicato dos Trabalhadores em Educação e à Rádio Comunitária Nova Era FM, com apoio das escolas públicas, grupos de juventude, movimento sindical e comunitário, prefeitura, câmara de vereadores e todos os outros poderes e instituições públicas.




 
 
 
 
Fonte: Sinteac de Tarauacá
Postado por Sinteac 30/05/2012
 


 



O trabalho tem um papel central na vida das pessoas, podendo contribuir tanto para a melhoria da qualidade de vida quanto para o desenvolvimento de doenças. Muitas categorias profissionais têm sido alvo de estudos para diversos pesquisadores, entre elas, encontram-se os professores, que desde a década de 80 vêm, de forma mais acentuada, apresentando sinais de adoecimento. As causas são, em sua maioria, as mesmas: distúrbios vocais, estresse, dor nas costas e esgotamento mental e físico.
 Cerca de 22,6% dos professores pediram afastamento por licenças-médicas de acordo com a pesquisa Identidade Expropriada – Retrato do Educador Brasileiro realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em 2003. “Isso causa um desfalque no sistema e é um problema difícil de controlar”, explicou a secretária de Finanças do CNTE, Juçara Dutra. Ela ressaltou que cada licença-médica significa, em média, cerca de três meses fora da sala de aula.
 Com 250 mil professores, o Estado de São Paulo tem a maior rede de ensino público do país e registra aproximadamente 30 mil faltas por dia. Só em 2006, foram quase 140 mil licenças médicas, com duração média de 33 dias. O custo anual para o governo estadual chega a R$ 235 milhões. O cenário é o mesmo em centros metropolitanos menores. Nas escolas públicas do Distrito Federal, por exemplo, quase metade (46%) dos professores precisa pedir licença médica durante o ano letivo.
 Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Osnyr Batista atribui o percentual excessivo de professores adoecidos à falta de reconhecimento da profissão. Em 2005, o especialista realizou uma radiografia da situação de trabalho dos professores catarinenses e descobriu que 15 mil professores, de um total de 40 mil, ficaram afastados por licença.
 Segundo Batista, a primeira suspeita era de que isso seria decorrente dos baixos salários, mas, na verdade, ele descobriu que as principais causas de afastamentos
são as condições inadequadas de trabalho. “Há uma cobrança muito grande da sociedade com relação aos professores, mas, ao mesmo tempo, eles não são valorizados como deveriam ser e quando percebem isso, adoecem”, explicou. (Renata Chamarelli)

Fonte MEC
Postado por Sinteac 30/05/2012

 


Florianópolis – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) deve gerar 1,6 milhão de vagas em 2012. O número foi destacado pelo secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira, na tarde desta terça-feira, 29, durante o segundo dia do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O Pronatec é um conjunto de iniciativas do governo federal voltadas para ampliar o acesso de estudantes e trabalhadores brasileiros a essa modalidade educacional.
O secretário informou em sua palestra que, desse total, 1,1 milhão serão abertas em cursos de formação inicial e continuada e 500 mil em cursos técnicos. “Temos avançado muito nos últimos meses, tanto na oferta de cursos quanto na efetivação de matrículas”, enfatizou.
Marco Antonio de Oliveira apresentou um panorama geral das ações que já estão em curso, por meio do programa, e outras que deverão ser implantadas, voltadas para a consolidação das políticas de formação profissional.
“Temos alguns desafios, o primeiro deles é a implantação do conselho deliberativo, previsto na lei que criou o Pronatec, que está em fase de definição. Nós também pretendemos criar nos estados os fóruns permanentes estaduais do programa”, afirmou.
Outra iniciativa importante será a criação de um cadastro virtual para acesso e candidatura dos cidadãos às vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. De acordo com Oliveira, o sistema também será utilizado para dimensionar as demandas por formação no país a partir das necessidades manifestadas pelos brasileiros. “Com isso queremos ter um retrato fiel da demanda e criar melhores condições de funcionamento do programa.”

Fórum – Até sexta, 1° de junho, especialistas, professores, estudantes e gestores públicos e privados debatem em Florianópolis temas ligados à formação profissional. O segundo dia do evento iniciou com uma conferência a respeito de educação, universalização e democratização. Também houve três debates sobre o contexto mundial da educação profissional e tecnológica, educação integral e ações afirmativas.
Ao longo do dia ainda aconteceram apresentações artísticas nos palcos instalados no evento, como, por exemplo, a homenagem a Luiz Gonzaga, feita pelo coral do Instituto Federal de Pernambuco.
Nos estandes, os visitantes têm contato com diversos projetos ligados ao ensino tecnológico desenvolvidos pelas instituições expositoras. O Instituto Federal do Rio de Janeiro, por exemplo, trouxe uma exposição itinerante de ciências. A monitora, Jéssica Oliveira, estudante do sexto semestre de licenciatura em química no instituto federal, explica que a exposição é levada aos alunos de escolas públicas fluminenses. “A gente leva tudo para as escolas, é itinerante. Mas elas também podem visitar a exposição no instituto”, contou.
Para ela, a troca cultural que resulta da participação em um evento deste porte é importante. “O que mais me chamou a atenção foi a cultura regional que cada instituição trouxe. Essa experiência eu poderei levar para os meus alunos”, disse.

Danilo Almeida
Palavras-chave: educação profissional, Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica
 
Fonte: MEC
Postado por Sinteac 30/05/2012



 


Florianópolis — O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse na noite de segunda-feira, 28, em Florianópolis, que investir em ensino e formação é a política mais estratégica do país para chegar à sociedade do conhecimento. “O Brasil tem que ter clareza de que deve se preparar para a sociedade do conhecimento, da tecnologia e da inovação”, afirmou Mercadante, ao participar da solenidade de abertura do 2° Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, na capital catarinense.
Cerca de oito mil pessoas compareceram ao evento. O fórum, sob o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade, se estenderá até sexta-feira, 1° de junho.
Ao citar as políticas educacionais do governo federal em curso, destinadas desde a creche até o ensino superior, o ministro lembrou a necessidade de cooperação para o sucesso dos programas sob a coordenação do Ministério da Educação. “Precisamos de um grande pacto no país entre prefeitos, governadores e União”, disse.
Mercadante ressaltou ainda diversos fatores que privilegiam o Brasil, no sentido econômico, e justificam o investimento em educação. Entre eles, o volume de produção de alimentos, o pré-sal e a disponibilidade de fontes renováveis de energia.
Para a coordenadora-geral do fórum e reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Maria Clara Kaschny Schneider, o fórum é uma construção coletiva de diversos atores que acreditam no papel estratégico desempenhado pelo ensino. “Tudo isso se transforma em realidade porque damos prioridade à educação para a construção de um novo mundo possível”, afirmou. 
A conferência de abertura contou com a presença também do coordenador da Secretaria-Executiva do Fórum Mundial de Educação (FME), o espanhol Albert Sansano Estradera; do secretário de educação profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antônio de Oliveira; do secretário de ciência e tecnologia para a inclusão social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eliezer Pacheco, e do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Denio Rebello Arantes.
Rede — Também na segunda-feira, na capital catarinense, o ministro da Educação conheceu o laboratório móvel usado nas aulas presenciais de cursos técnicos de eletrônica a distância oferecidos pelo Instituto Federal Farroupilha por meio da Rede e-Tec Brasil, que integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Até o fim do ano, todos os institutos federais e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) terão uma unidade do equipamento.

“Com o Pronatec, esperamos atingir oito milhões de alunos até o fim de 2014, e a Rede e-Tec é uma das formas de incrementar esse acesso ao ensino profissional e tecnológico”, afirmou Mercadante.

Danilo Almeida

Confira a programação do fórum
Palavras-chave: educação profissional, fórum mundial, instituto federal
 
Fonte MEC
Postado por Sinteac 29/05/2012


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou nesta terça-feira, 29, em cerimônia no auditório do edifício sede do Ministério da Educação, o Parecer nº 8 do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologando as diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. A partir de agora, educadores de escolas de ensino fundamental e médio e também de instituições de ensino superior terão referências para promover, no ambiente escolar, uma educação de respeito à diversidade.

O Ministério da Educação vai distribuir às escolas material didático sobre direitos humanos. O objetivo é que se consolide nas escolas brasileiras uma cultura de paz na solução dos conflitos, uma educação que se posicione contra a agressão aos direitos humanos.

“O primeiro desafio que precisamos vencer é a violência na própria sala de aula, o desrespeito ao professor, as agressões entre alunos, a discriminação de raça, de orientação sexual e de religião”, disse o ministro. “Nós não podemos ter um pacto de silêncio com essa situação que está presente em sala de aula. A escola tem de ser uma escola de valores, para termos uma cidadania plena no Brasil”, ressaltou.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, também participou da solenidade. “As diretrizes são algo concreto para que cada professor nas redes formais e não formais de ensino produzam ações pedagógicas para enfrentarmos situações banalizadas de violência”, disse. Ela exemplificou com conflitos contemporâneos existentes na escola e na sociedade, como agressão, racismo, homofobia e outras formas de discriminação.

As diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos foram consolidadas após mais de dois anos de discussões e reuniões com especialistas no assunto. “Se não atingirmos a escola, não adiantará nada falarmos em direitos humanos. Precisamos levar a escola a refletir dentro de uma perspectiva de totalidade, onde o ser humano é contemplado.”

Para a ministra Maria do Rosário, a educação de direitos humanos não propõe um currículo, mas uma atitude criativa entre todos os envolvidos com a educação. “As diretrizes são um ponto de partida para propor iniciativas e práticas para transformar a escola em um ambiente voltado para os direitos humanos”, ela acrescentou. ”Esses novos valores devem entrar em sala de aula como conteúdo interdisciplinar, transversal e multidisciplinar.”

Na mesma cerimônia, foi lançada a terceira edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos 2012. Serão premiadas as experiências em ambientes escolares de respeito à diversidade. Poderão participar instituições públicas e privadas de educação básica e superior, além de secretarias estaduais e municipais de educação e instituições de educação não formal. As inscrições estarão abertas até 30 de julho. Mais informações na página do prêmio na internet.

Rovênia Amorim

Ouça o discurso do ministro Aloizio Mercadante no ato de homologação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos
Palavras-chave: educação básica, educação superior, Direitos Humanos
 
Fonte: MEC
 
Postado por Sinteac 29/05/2012


Está acontecendo em Florianópolis, o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O Sinteac está presente, as dirigentes Izaneide Prado, Zenilda Alves, Zuila Assef e a representante da base Edileuza Alencar estão representanto a nossa entidade. O referido forúm visa debater vários detemas temas sobre a educação: veja a programação abaixo.

ATIVIDADES DO DIA 29.05.2012

09:00 - Conferência Temática I - Educação, Universalização e Democratização
Conferencistas:
•Rosa de Jesus Soares de Bastos Nunes - Portugal
•Peter Jarvis - Inglaterra
•Carlos Augusto Abicalil - Brasil

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

13h30 às 16h30
Entidade: Central Única dos Trabalhadores – CUT
Título da atividade: A Educação Profissional e Tecnológica que interessa aos trabalhadores/as: pedagogia das competências ou Educação Integral?
Palestrantes:
•Priska Kergoat – Université Toulouse 2, França
•Carmen Sylvia Moraes - Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo / FE – USP, Brasil
•Representante da SETEC/MEC
Mediação: Quintino Severo – Secretaria Geral da Central Única dos Trabalhadores – CUT/ Brasil
MESA DE DEBATE INTERNACIONAL

Dia 29/05 - 17h às 20h - Sala Jurerê – Piso Superior do CentroSul
Mesa: A Educação Profissional e o Movimento Pedagógico Latino-Americano
Instituições: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Internacional da Educação da América Latina - CNTE/IEAL – Brasil/Costa Rica
Palestrantes
•Carlos Augusto Abicalil – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE - Brasil
•Gustavo Macedo – Federación Uruguaia do Magistério -Trabalhadores em Educación Primária - FUMTEP Uruguay.
•Eladio Benitez – Union Nacional dos Educadores - UNE - Paraguay
•Comberty Rodrigues – Internacional da Educação da América Latina – IEAL- Costa Rica
•Marta Suarez – Confederación de Trabajadores de La Educación de La república Argentina - CTERA – Argentina
•Amanda Villatoro – Confederação Sindical das Américas – CSA – Costa Rica.
Coordenação: Fátima Aparecida da Silva – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Internacional da Educação da América Latina CNTE/IEAL – Brasil/Costa Rica
OFICINA DE INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIA

Dia 29/05 - 17h às 20h
Título: O currículo e a prática educativa na perspectiva da Educação Integral: a experiência da ETHCI/CUT
Entidade: Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha - CUT
Palestrantes:
Rosana Miyashiro e Aline Maria Salami – Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha, Brasil

ATIVIDADES DO DIA 30.05.2012
SEMINÁRIO INTERNACIONAL

13h30 às 16h30

Entidade: Central Única dos Trabalhadores – CUT
Título da atividade: O papel do movimento sindical na defesa da Educação Profissional e Tecnológica como política pública
Palestrantes:
 •Laura Montanaro - UOCRA - Unión Obrera de la Construcción de la República de Argentina
•Sebastião Lopes Neto – Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas - IIEP, Brasil
•Anderson Campos – Assessor da Secretaria Nacional de Juventude/CUT, Brasil
Mediação: Martinho da Conceição – Coordenador da Secretaria Nacional de Formação / CUT, Brasil

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

17h às 20h00
Entidade: Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha – CUT
Título da atividade: A Educação Profissional e Tecnológica como instrumento da ação sindical no local de trabalho

Palestrantes:
•Victor Ulloa – Secretário de Edución de la CUT Chile
•Lucilene Binsfeld –Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviços da CUT - Contracs, Brasil
•Prof. Celso Ferreti , Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP - Brasil
Mediação: Aparecido Donizeti da Silva – CUT - Brasil
13h30 às 16:30 – Debate 4: Trabalho e Educação numa perspectiva Emancipatória
Debatedores:
•Miguel González Arroyo (Espanha)
•Moacir Gadotti (Brasil)
•Gaudêncio Frigotto (Brasil)
•Guillermo Scherping (Chile)

ATIVIDADES DO DIA 31.05.2012

14h às 17h - Ala Sul – Passarela Nego Quirido – Sala 06
Mesa: Sindicalismo, renovación pedagógica y formación continua del profesorado
Instituição: STEs-Intersindical – España
Palestrantes:
•Heleno Araujo Filho - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE - Brasil
•Albert Sansano – Confederación Intersindical - STEs-I – España
•Fernando Rodal – Confederação do Educadores Americanos - CEA – Uruguay
•Janette Gongora - Movimiento Democrático "Nuevo Sindicalismo" Sindicato Nacional de Trabalhadore em Educação – Mexico

Coordenação: Jose Segovia - Confederación Intersindical STEs-I – España

Postado por Sinteac 29/05/2012


 
Está acontecendo em Florianópolis, até o dia 1° de junho, o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. A CNTE e a CUT estarão presentes, com estandes e a participação de seus dirigentes nas mesas de debate. Na segunda (28), primeiro dia do evento, a secretária geral da Confederação, Marta Vanelli, integrou mesa com o tema "Ensino Médio integrado ao profissional: desafios, possibilidades e Perspectivas".

Seguidores